
-
Arquitetos: Eva Papadaki, Studio Andrew Trotter
- Ano: 2025
-
Fotografias:Žan Vargek, Hana Jelovcan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo destino vibrante surgiu no coração de Antiparos, onde varejo e hospitalidade se encontram em um único espaço imersivo, situado no histórico antigo museu de folclore da ilha. Um espaço de objetos, aromas, gastronomia e convivência, este projeto inovador – uma loja, café e bar – ganhou vida por meio de uma colaboração única entre o Studio Andrew Trotter e sua cliente e amiga de longa data Eva Papadaki, combinando design refinado com o estilo de vida descontraído da ilha.


A fundadora da 1OAM apotheke, Eva Papadaki, traz sua visão criativa para este projeto em parceria com a empreendedora Anastasia Tsourekas, da Louisa Stores, e Thanasis Panourias, proprietário do Bardot. Juntas, elas apresentam uma interpretação ampliada do conceito da loja 1OAM apotheke, enriquecida por uma experiência de alimentos e bebidas profundamente inspirada na filosofia central da marca – uma celebração do viver consciente, da sazonalidade e da simplicidade elevada.


Localizado a poucos passos do Mar Egeu, o espaço captura o espírito de Antiparos: luxo discreto, texturas naturais e charme sem esforço. Projetado para evoluir de manhãs ensolaradas a noites animadas, o local combina de forma fluida uma concept store com produtos da 1OAM apotheke e objetos selecionados, com um bar que serve bebidas refinadas e sabores locais.

Nosso objetivo foi criar uma experiência contínua, onde as pessoas possam explorar, relaxar e se conectar… O interior se inspira na essência tátil das Cíclades: superfícies revestidas em cal, cerâmicas artesanais e madeiras aquecidas – mantendo-se, ao mesmo tempo, contemporâneo e surpreendente.


O projeto desfoca os limites entre o interior e o exterior, utilizando móveis de mármore sob medida, criados por Theodor Psychoyos, iluminação suave e uma paleta neutra. Cada detalhe, desde os materiais escolhidos à disposição do espaço, foi pensado para evocar um senso de lugar enquanto incentiva a interação.


O espaço convida os visitantes a percorrerem uma rotina diária, da manhã à meia-noite, que começa com rituais matinais – um café da manhã minimalista e de baixo desperdício, inspirado na simplicidade das manhãs da vila. Tudo é caseiro, fresco e sazonal: ervas colhidas no jardim, café da Red Jane, chá da 1OAM apotheke (malotira, dittany e sálvia), e sucos recém-espremidos servidos sob as árvores.

À noite, o espaço se transforma no Botanical Bar, oferecendo bebidas cuidadosamente selecionadas, feitas com ingredientes selvagens e nativos, acompanhadas de um menu sazonal rotativo – tudo em um ambiente que mistura casa, loja e estúdio.

Este projeto colaborativo estabelece um novo padrão para espaços multifuncionais nas ilhas, celebrando o artesanato, a comunidade e a criatividade sob um mesmo teto.







